Palavra-chave: Mobiliário

Conceitos de eco design aplicados ao projeto de mobiliário com madeira de reflorestamento

Este capítulo busca apresentar um recorte de pesquisa FAPESP, intitulada: “Aplicação de conceitos de eco design no desenvolvimento de mobiliário com madeira de reflorestamento”. O estudo corresponde a aplicação e análise de princípios do eco design associados a técnicas de movelaria industrial. Estes aspectos buscam construir um prisma de pesquisa capaz de sustentar um estudo prático relativo a sustentabilidade industrial, compreendendo os fatores relativos ao contexto do design de mobiliário e o desenvolvimento de produtos e processos de produção “mais” sustentáveis. Este capítulo apresenta o referencial teórico, a metodologia e os resultados das atividades de pesquisa, com especial foco no desenvolvimento de três protótipos do Modelo Cadeira Tabique SB (sem braço), estes protótipos representam o objeto com mais elementos qualificadores capazes de serem medidos pela metodologia tanto prática como teórica, representando o cerne da pesquisa em questão. Salienta-se que foi organizado de maneira sistemática, compreendendo toda a fase de pesquisa de similares (Benchmark), produção de alternativas (Sketches), Modelagem Virtual (3D), Detalhamento executivo e Prototipagem.

Ensaios em design: investigação e ação
Mobiliário urbano com diretrizes sustentáveis: desenvolvimento de projeto e produção de protótipo

Este artigo tem como objetivo apresentar a atividade projetiva e o processo de produção de um protótipo de mobiliário de uso público denominado “Banco W”, que será implantado nas áreas de lazer da Estação Experimental de Bauru (EEB), pertencente ao Instituto Florestal do Estado de São Paulo, Brasil. A ênfase do trabalho é demonstrar a aplicação de conceitos do design sustentável no projeto do produto e apresentar os indicadores de sustentabilidade coletados nas etapas de produção do mobiliário elaborado com madeira de reflorestamento.

Ensaios em design: pesquisa e projetos
Design de mobiliário finlandês e sua relação com a arquitetura

Este artigo trata da observação cotidiana do design finlandês, e sua relação forma/função no contexto da realidade nórdica. Discorre sobre a produção de mobiliário na Finlândia, desde o início do século XX até os dias atuais, com especial ênfase na sua relação com os princípios formais, funcionais e tecnológicos do Movimento Moderno. Estas considerações são resultantes do estágio de pós-doutorado cumprido na Universidade de Arte e Design de Helsinque.

Ensaios em design: arte, ciência e tecnologia