Palavra-chave: design digital

Projeto Digi-Editorial: um método para o design de livros e outras publicações digitais

DOI 10.52050/9788579176753.12

Quando projetamos livros e outras publicações digitais, é essencial considerarmos suas particularidades para que possamos proporcionar experiências genuinamente digitais. Por outro lado, a falta de métodos específicos para guiar o design desses artefatos dificulta o processo e destaca a necessidade de estabelecer tarefas e atividades para sistematizar e organizar nosso fluxo de trabalho. Nessa direção, propõe-se aqui um método que pode ser aplicado como recurso metodológico e didático para estruturar e direcionar o processo de design de publicações digitais diversas, como e-books, revistas, catálogos, guias e cartilhas.

Ensaios em design: diálogos e experiências
Aproximações entre as intervenções gráficas urbanas e o design

DOI 10.52050/9788579176753.9

O objetivo do estudo é mapear, comparar e analisar como as intervenções gráficas urbanas convergem por meio de recursos comuns ao design em um contexto de deslocalização cultural para ampliar os pontos de contato e interação com o público. Parte-se do princípio de que existe um potencial de significação nas manifestações dos interventores urbanos por meio de recursos comuns ao design. O assunto apresenta relações com a linguagem gráfica das mídias digitais e o papel social do design contemporâneo. Pretende-se com isso, contribuir para a ampliação dos conceitos no campo do design e com os estudos das práticas e métodos não-acadêmicos. A compreensão de tal objeto servirá para refletir sobre a prática do design em um contexto mais amplo que extrapola o limite da prática projetual convencional, pois trata de indivíduos que, na maioria das vezes, estão à margem da organização social mediada pelas instituições dominantes.

Ensaios em design: diálogos e experiências