Todos os capítulos

Filtrar por
palavra-chave
Filtro Palavra Chave
Adélia Borges, Doutora Honoris Causa, Design FAAC – UNESP, 2021: reconhecimento e valorização do design brasileiro

Este capítulo é singular em vários aspectos. Primeiro porque ele registra uma importante realização na história do curso de Design da UNESP e do Design Brasileiro. Segundo porque envolve várias comemorações registradas como a primeira vez que ocorrem no cenário da FAAC e no campo do Design Brasileiro. A autoria é coletiva, três cabeças pensantes e seis mãos, mas isso se dá de diferentes maneiras. A primeira parte, que é composta por três subtítulos, tem as palavras e a escrita das professoras Fernanda e Mônica. A segunda parte, os discursos, de autoria individual, traz, assim, a assinatura de cada uma das três autoras que compuseram o texto. Porém, a discussão de todos os textos foi permeada por intensa troca de ideias, de leituras, de sugestões, de integração e de inter-relações.

Palavras-chave: Ensino e Pesquisa
Ensaios em design: ensino, pesquisa e sociedade
Tipografia inclusiva e linguagem simples: conteúdo textual em materiais gráficos para a saúde

Materiais gráficos inclusivos na área da saúde têm como objetivo educar e comunicar aos pacientes, de maneira simples e direta, sobre uma condição clínica ou tratamento. Compostos pela integração entre conteúdo textual e gráfico, esses materiais devem conciliar representações pictóricas das instruções em saúde com pouca quantidade de texto. Contudo, frequentemente apresentam linguagem muito complexa, o que os torna ineficazes e excludentes. Quando bem elaborados, porém, são agentes de promoção de bem-estar e autonomia desses indivíduos.

Ensaios em design: ensino, pesquisa e sociedade
Projeto Códigos: a construção da empatia através da comunicação

Projeto Códigos é um projeto que alia o design e a produção audiovisual para tratar de temas relacionados à comunicação humana, trazendo reflexões sobre a criação de significado dentro da sociedade, tendo em mente seus modos de comunicação e representação. A pesquisa realizada para esse projeto teve como resultado a realização da primeira temporada de uma websérie documental, bem como de sua identidade visual e sonora.

Ensaios em design: ensino, pesquisa e sociedade
Design contemporâneo para além do Design, o humanismo

Este ensaio, escrito em colaboração, é resultado de vários questionamentos, reflexões e pensamentos decorrentes de estudos e investigações realizados pelos membros do Grupo de Pesquisa em Design Contemporâneo: Sistemas, Objetos e Cultura e explora as possibilidades do conhecimento transdisciplinar, indicando que as relações contemporâneas apontam a necessidade premente de uma atuação mais abrangente e integral com o ser humano. 

Ensaios em design: ensino, pesquisa e sociedade
Internacionalização na graduação e pós-graduação em Design: experiências a partir de uma colaboração com uma universidade norueguesa

A internacionalização na formação acadêmica representa uma experiência de desenvolvimento acadêmico-científico e pessoal que pode trazer novos caminhos e oportunidades. A vida em um país de clima, cultura e idioma diferentes impõe experiências enriquecedoras e desafios que, em última análise, contribuem para o crescimento do estudante/pesquisador, preparando-o para o desenvolvimento de suas atividades a partir de um contexto mundial. As universidades têm buscado promover ações de internacionalização com o objetivo de melhorar a qualidade e impacto de suas atividades. O desenvolvimento de colaborações em ensino e pesquisa com pesquisadores estrangeiros representa uma construção de favorecimento mútuo, e permite a abordagem a problemas a partir de diferentes perspectivas. Neste contexto, a internacionalização representa importante plataforma para construção de propostas de abordagem a problemas de âmbito mundial.

Palavras-chave: Ensino e Pesquisa
Ensaios em design: ensino, pesquisa e sociedade
O ensino do desenho para o curso de Design: uma análise metodológica

Representar o mundo que está em nossa volta é instintivo do ser humano, podemos comprovar essa afirmação ao retornar aos primórdios da humanidade, onde toda a comunicação era realizada e registrada através do que hoje consideramos desenhos. Por exemplo, uma forma de registro no tempo das cavernas era a pintura rupestres, construídas utilizando dos diversos materiais disponíveis ao redor do habitat natural do Homem, utilizado desde sementes, sangue e da mistura de sobras de animais. Ao passar do tempo essa linguagem aprimorou e podemos constar que os hieróglifos foram um aprimoramento dessas representações que se tornaram base para a escrita como hoje a conhecemos, os hieróglifos eram desenhos simbólicos que representavam palavras e mensagens do primórdio da escrita, assim como os kanjis japoneses que são utilizados até hoje em dia.

Palavras-chave: Ensino e Pesquisa
Ensaios em design: ensino, pesquisa e sociedade