Ana Beatriz Pereira de Andrade
Visibilidade feminina em cena: as meninas da Bauhaus
As comemorações do centenário da Bauhaus incluíram questões que trataram das invisibilidades femininas na história do Design. As mulheres ocuparam espaços significantes na construção dessa história, como estudantes, profissionais, professoras. No entanto, os registros apresentam listas nas quais se evidenciam somente presenças masculinas. Desde o século XIX, as narrativas acerca do pioneirismo nas Artes Gráficas e no Desenho Industrial é predominantemente masculina e branca. Será que as mulheres foram ‘esquecidas’? Verifica-se que lacunas historiográficas acerca da presença feminina estão sendo preenchidas recentemente. Mulheres e minorias no Design, embora classificadas como subcategorias, vem ganhando visibilidades e passam a ocupar os devidos espaços. No entanto, questões de gênero em Design ainda vêm sendo tratadas à margem de uma suposta ‘história oficial’, ainda não incorporadas à história escrita. Considera-se urgente colocar em cena discussões a fim de dimensionar impactos exercidos por culturas fundadas na questão de gênero que tratem da cultura do Design. Trata-se de propor reflexões acerca de um necessário entendimento do silêncio da participação feminina, reiterado por manuais de regras, sistemas políticos e religiosos.
Velhas lembranças, memórias de vida
A presente pesquisa teve por objetivo investigar questões acerca das memórias, lembranças e relatos orais de idosos abrigados na Vila Vicentina em Bauru, cidade localizada no interior do estado de São Paulo. O resultado foi o de um livro reunindo reflexões teóricas e produção imagética (fotográfica) e iconográfica. Para tal, fez-se necessário reunir saberes interdisciplinares fundamentais para o processo metodológico. Optou-se pela Cartografia, como forma descritiva, tal como proposto pela psicóloga Suely Rolnik, no sentido de considerar questões no campo do sensível. Também, a Teoria do Ator Rede proposta pelo sociólogo Bruno Latour, a fim de colocar em cena visibilidades e invisibilidades.
De Eisner a McCloud: uma análise dos elementos da linguagem visual nos quadrinhos contemporâneos
Quando observamos o sistema simbólico desenvolvido ao longo dos séculos para as histórias em quadrinhos, percebemos que, desde o início, alguns elementos eram representados de forma a preencher qualquer tipo de dúvida que existisse por parte do leitor. Só para explicitar o nível de complexidade que as histórias em quadrinhos desenvolveram ao longo desses três séculos, podemos citar o caso dos balões de fala. Seu formato, tipo de linha, tipografia e toda uma sorte de elementos definem as nuances da informação.
O papel das memórias no design contemporâneo
O reativar das memórias, as lembranças, as histórias de vida, as histórias pessoais passaram a ganhar importância e destaque na contemporaneidade. Neste tempo em que as informações se fundem, hibridizam, se mesclam e são aceleradas passou a ganhar maior valor aquilo que é único, pessoal, algumas vezes até íntimo. Mas, que, ao ser revelado, ganha outra dimensão, especialmente quando falamos do universo da criação em suas várias linguagens, entre elas, a do design.
Amor à venda: sites de relacionamentos, consumo e Design
Trata-se de um recorte em pesquisa acerca de encontros amorosos mediados pelo uso da internet. O objetivo é o de refletir acerca de ferramentas em Design e Publicidade utilizadas em sites de relacionamentos cuja finalidade seja a de estimular o consumo de serviços. Partindo de referenciais teóricos associados com pesquisa de campo, a pesquisa assumiu caráter interdisciplinar. Consideram-se também relevantes, informações empíricas sobre amor, relacionamentos, processos comunicacionais, marketing e consumo.
Memórias traduzidas em design gráfico: uma experiência pedagógica interdisciplinar
A partir de premissas teóricas acerca do Ensino em Design na contemporaneidade, coloca-se em cena vivências e experiências de prática docente interdisciplinar. A concretude ocorreu entre as disciplinas da Graduação em Design da FAAC/UNESP: Fotografia e Oficina Gráfica. Optou-se pela temática pautada na memória familiar e pessoal dos alunos como referência para o desenvolvimento projetual com ênfase na importância de referências imagéticas e visuais. Esta proposta didático-pedagógica, e a integração docente, proporcionaram desenvolvimento de processos e produção diversificada, tanto em termos técnicos quanto conceituais. Ao final do semestre foi possível constatar desdobramentos em Ensino e Pesquisa em Design.
O Primo Basílio: entretecendo Design, Moda e Arte
O presente artigo se propõe a abordar relações entre aspectos em Design, Moda e Arte, colocando em cena o figurino da minissérie televisiva O Primo Basílio. A adaptação da obra homônima de Eça de Queiroz foi concebida por Gilberto Braga e Leonor Basséres e exibida em 1988 pela Rede Globo de Televisão.
Lado a lado: ritmos, poemas, sonhos… ilusões da modernidade
Em 2012, a Rede Globo de Televisão exibiu a telenovela Lado a Lado, obra de ficção que pretendia recriar, no presente, a atmosfera real de um espaço-tempo determinado: o Rio de Janeiro na Primeira República. A Capital brasileira, cenário da narrativa, vivenciou no início do século XX, transformações políticas, econômicas, sociais e culturais. A formação e consolidação de novos valores exerceram grande impacto sobre a vida na cidade, a sociabilidade e os habitantes. Em Lado a Lado foi possível vislumbrar aspectos ligados às novas percepções da população envolvida no processo de modernização.