Ana Maria Rebello Magalhães

Visibilidade feminina em cena: as meninas da Bauhaus

As comemorações do centenário da Bauhaus incluíram questões que trataram das invisibilidades femininas na história do Design. As mulheres ocuparam espaços significantes na construção dessa história, como estudantes, profissionais, professoras. No entanto, os registros apresentam listas nas quais se evidenciam somente presenças masculinas. Desde o século XIX, as narrativas acerca do pioneirismo nas Artes Gráficas e no Desenho Industrial é predominantemente masculina e branca. Será que as mulheres foram ‘esquecidas’? Verifica-se que lacunas historiográficas acerca da presença feminina estão sendo preenchidas recentemente. Mulheres e minorias no Design, embora classificadas como subcategorias, vem ganhando visibilidades e passam a ocupar os devidos espaços. No entanto, questões de gênero em Design ainda vêm sendo tratadas à margem de uma suposta ‘história oficial’, ainda não incorporadas à história escrita. Considera-se urgente colocar em cena discussões a fim de dimensionar impactos exercidos por culturas fundadas na questão de gênero que tratem da cultura do Design. Trata-se de propor reflexões acerca de um necessário entendimento do silêncio da participação feminina, reiterado por manuais de regras, sistemas políticos e religiosos.

Palavras-chave: Bauhaus, História, Feminino
Ensaios em design: ensino, pesquisa e sociedade
Amor à venda: sites de relacionamentos, consumo e Design

Trata-se de um recorte em pesquisa acerca de encontros amorosos mediados pelo uso da internet. O objetivo é o de refletir acerca de ferramentas em Design e Publicidade utilizadas em sites de relacionamentos cuja finalidade seja a de estimular o consumo de serviços. Partindo de referenciais teóricos associados com pesquisa de campo, a pesquisa assumiu caráter interdisciplinar. Consideram-se também relevantes, informações empíricas sobre amor, relacionamentos, processos comunicacionais, marketing e consumo.

Palavras-chave: Digital
Ensaios em design: ações inovadoras
O Primo Basílio: entretecendo Design, Moda e Arte

O presente artigo se propõe a abordar relações entre aspectos em Design, Moda e Arte, colocando em cena o figurino da minissérie televisiva O Primo Basílio. A adaptação da obra homônima de Eça de Queiroz foi concebida por Gilberto Braga e Leonor Basséres e exibida em 1988 pela Rede Globo de Televisão.

Palavras-chave: Audiovisual, Moda, Arte
Ensaios em design: práticas interdisciplinares
Lado a lado: ritmos, poemas, sonhos… ilusões da modernidade

Em 2012, a Rede Globo de Televisão exibiu a telenovela Lado a Lado, obra de ficção que pretendia recriar, no presente, a atmosfera real de um espaço-tempo determinado: o Rio de Janeiro na Primeira República. A Capital brasileira, cenário da narrativa, vivenciou no início do século XX, transformações políticas, econômicas, sociais e culturais. A formação e consolidação de novos valores exerceram grande impacto sobre a vida na cidade, a sociabilidade e os habitantes. Em Lado a Lado foi possível vislumbrar aspectos ligados às novas percepções da população envolvida no processo de modernização.

Palavras-chave: Design Gráfico, Moda, Arte
Ensaios em design: pesquisa e projetos