Ana Lya Moya Ferrari
Internacionalização na graduação e pós-graduação em Design: experiências a partir de uma colaboração com uma universidade norueguesa
A internacionalização na formação acadêmica representa uma experiência de desenvolvimento acadêmico-científico e pessoal que pode trazer novos caminhos e oportunidades. A vida em um país de clima, cultura e idioma diferentes impõe experiências enriquecedoras e desafios que, em última análise, contribuem para o crescimento do estudante/pesquisador, preparando-o para o desenvolvimento de suas atividades a partir de um contexto mundial. As universidades têm buscado promover ações de internacionalização com o objetivo de melhorar a qualidade e impacto de suas atividades. O desenvolvimento de colaborações em ensino e pesquisa com pesquisadores estrangeiros representa uma construção de favorecimento mútuo, e permite a abordagem a problemas a partir de diferentes perspectivas. Neste contexto, a internacionalização representa importante plataforma para construção de propostas de abordagem a problemas de âmbito mundial.
Ferramentas metodológicas do design do século XX e suas tendências para o mercado atual
O Design, enquanto área projetual que se utiliza da criatividade, encontra fundamento em processos lógicos de tomadas de decisões, que são estruturadas em metodologias desenvolvidas ao longo dos anos, e com a finalidade de auxiliar no desenvolvimento dos produtos. O caráter multi e interdisciplinar do Design reflete-se nas metodologias projetuais com estruturas de desenvolvimento que englobam desde o conhecimento da problemática que se pretende solucionar, até especificações e definições técnicas dos produtos para a fase de produção industrial, tornando necessário, ao designer, caminhar por diversos campos do conhecimento científico.