Fernando Moreira da Silva

Design estratégico em MPEs moveleiras para o desenvolvimento de produtos sustentáveis

DOI 10.52050/9788579176753.5

O presente texto analisa e discute as possibilidades de aplicação do “Design Estratégico” em Micro e Pequenas e Empresas (MPEs) moveleiras, com vistas ao desenvolvimento de produtos sustentáveis. Inicialmente, são apresentados os princípios sobre “estratégia” e os conceitos de Design Estratégico. Na sequência, abordam-se os desafios e as oportunidades em se aplicar os princípios do Design Estratégico em MPEs moveleiras, como garantia de desenvolvimento sustentável no modus operandi dessas organizações. Por fim, é apresentada uma síntese do “Projeto CACO”, enquanto proposta de instrumento de Design Estratégico Sustentável para as MPEs. Este capítulo é um recorte do primeiro Doutorado em Design, em regime de cotutela entre a Universidade de Lisboa e a Universidade Estadual Paulista (Convênio 02/2017 – Processo 818/45/01/2016 – DOE Poder Executivo I, 127 (4): 48, 06.01.2017), com financiamento do CNPq (Processo 232345/2014-7) e apoio do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design – CIAUD e Fundação para Ciência e Tecnologia de Portugal.

Ensaios em design: diálogos e experiências
Moda e vestuário: considerações sobre o usuário idoso

DOI 10.52050/9788579176753.2

A moda, principalmente por meio do vestuário, corrobora a construção social do corpo, engendrando dinâmicas que partem da dimensão individual para a coletiva. Essa prática de representação, apesar de partir da autonomia de cada indivíduo, recai sobre padronizações vinculadas a referências estéticas que resultam em moderações sobre o como cada um deve se apresentar no contexto social. No caso do idoso, esses padrões podem ser ainda mais rígidos em virtude de estigmas negativos associados ao envelhecimento. Entretanto, uma vez que o aumento demográfico dessa população está cada vez mais presente nas sociedades, desafiar as limitantes estéticas e estigmáticas é imprescindível para a construção de uma sociedade mais inclusiva, mais socialmente responsável e ética, que enfrente a marginalização dos idosos. Uma vez que o vestuário contribui para a extensão social do indivíduo, compreender as expectativas e necessidades de usuários idosos acentua a necessidade da busca do design por soluções que tragam bem-estar e satisfação pessoal. Nesse sentido, este estudo propôs explorar e discutir as percepções quanto ao uso e consumo dos idosos em relação à moda, especialmente, no que respeita ao vestuário.  Este capítulo é um recorte de uma Tese de Doutorado em Design, desenvolvida em regime de cotutela entre a Universidade de Lisboa e a Universidade Estadual Paulista (Convênio n. 2100.0498/238/2018-FAAC), com apoio no Brasil pela CAPES (88882.180483/2018-01) e CNPq (207371/2017-2-SWE); e apoio em Portugal pelo Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) e Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT).

Ensaios em design: diálogos e experiências