Mônica Moura
Adélia Borges, Doutora Honoris Causa, Design FAAC – UNESP, 2021: reconhecimento e valorização do design brasileiro
Este capítulo é singular em vários aspectos. Primeiro porque ele registra uma importante realização na história do curso de Design da UNESP e do Design Brasileiro. Segundo porque envolve várias comemorações registradas como a primeira vez que ocorrem no cenário da FAAC e no campo do Design Brasileiro. A autoria é coletiva, três cabeças pensantes e seis mãos, mas isso se dá de diferentes maneiras. A primeira parte, que é composta por três subtítulos, tem as palavras e a escrita das professoras Fernanda e Mônica. A segunda parte, os discursos, de autoria individual, traz, assim, a assinatura de cada uma das três autoras que compuseram o texto. Porém, a discussão de todos os textos foi permeada por intensa troca de ideias, de leituras, de sugestões, de integração e de inter-relações.
Design contemporâneo para além do Design, o humanismo
Este ensaio, escrito em colaboração, é resultado de vários questionamentos, reflexões e pensamentos decorrentes de estudos e investigações realizados pelos membros do Grupo de Pesquisa em Design Contemporâneo: Sistemas, Objetos e Cultura e explora as possibilidades do conhecimento transdisciplinar, indicando que as relações contemporâneas apontam a necessidade premente de uma atuação mais abrangente e integral com o ser humano.
Design editorial contemporâneo na ação estética e política
O design editorial contemporâneo brasileiro incorporou nos últimos anos mudanças advindas de um novo cenário constituído pela exposição, divulgação e comercialização nas chamadas feiras de livros de artista, de auto publicação ou de publicação independente que passaram a reunir profissionais de áreas como a arte, o design e a literatura com criações gráficas e editoriais na contramão dos processos industriais e de alta demanda assumindo os procedimentos artesanais em peças, objetos e produtos demarcados pela autoria individual ou coletiva marcados pela experimentação, miscigenação de linguagens, peças únicas ou em pequena tiragem que exploram a expressividade, o simbólico, as memórias, as subjetividades que se mesclam a ações sócio políticas e influenciam ou colocam-se como desafios na esfera da educação em design.
Design para o sensível: contemporaneidade, diversidade e ampliação da realidade
O Design Contemporâneo atua perante as possibilidades e desafios de compreensão do ser humano em sua complexidade e explora o universo do sensível e a ampliação da realidade para que, a partir do conhecimento construído pelo estudo e pesquisa bem fundamentados no caminho da observação, leitura e análise deste tempo, das pessoas e suas maneiras de estar no mundo sejam exploradas as possibilidades, projetos, produtos, objetos, ambientes e serviços – materiais ou imateriais – para dar voz e expressão as diversas sensibilidades e subjetividades diferenciadas (tanto do designer quanto do usuário) alterando métodos e destacando o papel da autoria individual ou coletiva expandindo percepções e diversidades.
O papel das memórias no design contemporâneo
O reativar das memórias, as lembranças, as histórias de vida, as histórias pessoais passaram a ganhar importância e destaque na contemporaneidade. Neste tempo em que as informações se fundem, hibridizam, se mesclam e são aceleradas passou a ganhar maior valor aquilo que é único, pessoal, algumas vezes até íntimo. Mas, que, ao ser revelado, ganha outra dimensão, especialmente quando falamos do universo da criação em suas várias linguagens, entre elas, a do design.
Memórias traduzidas em design gráfico: uma experiência pedagógica interdisciplinar
A partir de premissas teóricas acerca do Ensino em Design na contemporaneidade, coloca-se em cena vivências e experiências de prática docente interdisciplinar. A concretude ocorreu entre as disciplinas da Graduação em Design da FAAC/UNESP: Fotografia e Oficina Gráfica. Optou-se pela temática pautada na memória familiar e pessoal dos alunos como referência para o desenvolvimento projetual com ênfase na importância de referências imagéticas e visuais. Esta proposta didático-pedagógica, e a integração docente, proporcionaram desenvolvimento de processos e produção diversificada, tanto em termos técnicos quanto conceituais. Ao final do semestre foi possível constatar desdobramentos em Ensino e Pesquisa em Design.
Dinâmicas e relações na pesquisa em design contemporâneo. Grupo de Pesquisa em Design Contemporâneo: sistemas, objetos e cultura
Sabemos que um dos pilares de uma universidade e da atuação docente em nível superior é a pesquisa. É a pesquisa que amplia e nutre as relações com o desenvolvimento do ensino, da formação e da extensão. Por sua vez, são as atividades de ensino e de extensão que nos desafiam no dia-a-dia da universidade e nos impelem à busca e ao aprofundamento na pesquisa, tendo em vista o acompanhamento, atualizações, ampliação e desenvolvimento na área do Design, especialmente, mas também por meio dos diálogos estabelecidos com as áreas correlatas ao design.
Ensino e design no contemporâneo: dúvidas, desafios e expressões e discursos
Minha pesquisa atual diz respeito ao design contemporâneo. O enfoque é a produção brasileira, mas para perceber de forma mais ampla as relações da contemporaneidade no design é importante verificar o que ocorre tanto na produção local quanto na produção internacional.