Cláudio Roberto y Goya

A trajetória do laboratório de design solidário na cultura popular

O projeto de extensão universitária Laboratório de Design Solidário – LABSOL, pertence ao Departamento de Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no campus de Bauru, interior de São Paulo e iniciou sua atuação em 2007, por iniciativa do Prof. Dr. Cláudio Roberto y Goya. O projeto desenvolve um interessante trabalho, aliando os conhecimentos do Design à produção artesanal, desenvolvendo novos produtos que reflitam aspectos identitários, sociais, históricos e culturais de cada grupo ou comunidade produtora de artesanato, atendidos em diversas regiões do Brasil, de acordo com os preceitos de Borges (2011).

Palavras-chave: Design de Produto
Ensaios em design: investigação e ação
Carnaval, cultura popular e design: uma experiência de Extensão Universitária em Design

Desde 2007 o Labsol desenvolve trabalhos que envolvem a ação conjunta entre o Patrimônio Cultural do Artesanato e o Design, tendo como base conceitual a sustentabilidade, a economia solidária e o ecodesign, objetivando a geração de trabalho e renda, afim de promover a auto sustentabilidade de grupos produtores de artefatos.

Ensaios em design: práticas interdisciplinares
Dinâmicas e relações na pesquisa em design contemporâneo. Grupo de Pesquisa em Design Contemporâneo: sistemas, objetos e cultura

Sabemos que um dos pilares de uma universidade e da atuação docente em nível superior é a pesquisa. É a pesquisa que amplia e nutre as relações com o desenvolvimento do ensino, da formação e da extensão. Por sua vez, são as atividades de ensino e de extensão que nos desafiam no dia-a-dia da universidade e nos impelem à busca e ao aprofundamento na pesquisa, tendo em vista o acompanhamento, atualizações, ampliação e desenvolvimento na área do Design, especialmente, mas também por meio dos diálogos estabelecidos com as áreas correlatas ao design.

Ensaios em design: pesquisa e projetos
Experiências do Laboratório de Design Solidário do Departamento de Design da FAAC Unesp Bauru

A partir do século XX, notadamente após a denominada “crise do petróleo”, despertou-se a consciência em relação à escassez de matérias-primas e a significativa redução dos recursos naturais do Planeta Terra. Junta-se a isto o conhecimento público em relação aos problemas ambientais causados pela desenfreada e gananciosa produção industrial, como, por exemplo, o aumento do buraco na camada de ozônio e o aquecimento global. Deu-se, então, início a mobilização da opinião pública mundial a favor da preferência pela utilização de recursos renováveis, do melhor aproveitamento e da preservação dos não-renováveis e da reciclagem de materiais e resíduos, o que se denomina sustentabilidade.

Ensaios em design: arte, ciência e tecnologia