Palavra-chave: Projeto
O Design na era da Inteligência Artificial: reflexões sobre a ética desde o design e a importância do contexto neste processo
A Inteligência Artificial tem permeado a sociedade de maneira irreversível impactando a vida das pessoas geralmente por meio de projetos de design. O impacto social destas produções tem levantado preocupações em diversos órgãos, instituições e governos, os quais concentram esforços na busca por debater para poder regular a IA visando salvaguardar os direitos dos seres humanos. Foi nesta perspectiva que o termo Ethics by design – ou Ética desde o Design em tradução livre – surgiu. O presente capítulo trata oferecer ao leitor um breve panorama sobre a IA e os desafios de ordem ética que esta tecnologia encerra direcionando a reflexão para uma abordagem da Ética desde o Design que inclui a IA – proposta por Brey e Dainow (2023). A partir do entendimento da abordagem e considerando que o contexto é fator orientador de projetos em design, a autora deste capítulo defende que, diante dos impactos sociais da IA, o papel do design e do designer não estará mais restrito ao processo de projeto e à análise de contexto comumente realizada na fase de descoberta e pesquisa do projeto. Na era da IA e a partir dos impactos sociais dela, o papel do designer estará diretamente relacionado ao monitoramento e análise dos variados contextos gerais, interpretando-os de maneira cada vez mais aprofundada, compreendendo suas particularidades e subjetividades, atuando como uma força estratégica preditiva que informa o projeto de maneira constante, favorecendo a iteração e, portanto, colaborando para o desenvolvimento de soluções mais éticas.
A representação na gênese de projetos: técnicas de Expressão Gráfica para o Design
O Design e o Desenho, isto é, o expressar ideias de produtos, quer seja bidimensional ou tridimensional, têm sido as nossas principais atividades. Assim, entendemos que nossas experiências e os conhecimentos adquiridos ao longo desses anos precisam ser compartilhados junto à comunidade do Design e de áreas afins. Os conceitos resultantes da prática vivenciada em desenho e design e principalmente de pesquisas e estudos concluídos é que subsidiou essa nossa intenção.
A importância da dimensão subjetiva na avaliação dos produtos: contribuições para o Design
A compreensão do Design, enquanto objeto de estudo científico, se dá pela observação e análise da relação entre artefatos e usuários. Quando tais artefatos são produtos de uso cotidiano, esta relação pode ser analisada por diferentes dimensões. A dimensão subjetiva é aquela habitualmente mais discutida nos círculos do projeto, uma vez que parece não necessitar de evidências para ser confirmada.
As ferramentas do design no projeto: uma evolução do manual ao digital
Não é possível dissociar o “Desenho” do “Design”, ao longo da história observa que existe uma relação muito próxima, objetiva e necessária de ambos, quer na definição do termo como a do novo profissional de projeto. (…) O designer tem uma intensa relação com o desenho, pois é uma ferramenta básica para expressar o projeto. É através da representação que concretiza o ato criativo e como tal se transforma em ação efetiva e conclusiva em projeto. Não pode deixar de mencionar e registrar que a representação é tão ou mais importante meio de consolidação de um projeto, pois é através da representação que o designer expressa graficamente o seu projeto.