Palavra-chave: Design Sonoro
Design sonoro não é trilha
Este ensaio pretende demonstrar a diferença latente entre duas linguagens deveras expressivas: a trilha sonora e o design sonoro. Há entre elas um jogo de deslocamento de significados e também de estímulos absolutamente possível de ser descrito através de palavras. Consta certo apontamento histórico de alguns eventos que as caracterizam, como uma diacronia apenas figurativa. O corte sincrônico é o que esclarece praticamente tudo.
Trilha sonora no filme publicitário
Ainda hoje o papel principal da trilha sonora no filme publicitário é comumente o de legenda, uma legenda sonora. Absorve os ruídos do ambiente sonoro e neutraliza qualquer ambiguidade na transmissão. Cumpre a função sonora de incitar, tencionar, relaxar, comover, divertir o receptor. Mas quando imagem e som se justapõem a história é bem outra: os meios expressivos como a música, efeitos e ruídos de toda espécie se cruzam. Tudo consiste num jogo de abstrações gráficas visuais e sonoras, de pigmentos, fumaça, luzes e pixels.