Palavra-chave: Linguagem

Tipografia inclusiva e linguagem simples: conteúdo textual em materiais gráficos para a saúde

Materiais gráficos inclusivos na área da saúde têm como objetivo educar e comunicar aos pacientes, de maneira simples e direta, sobre uma condição clínica ou tratamento. Compostos pela integração entre conteúdo textual e gráfico, esses materiais devem conciliar representações pictóricas das instruções em saúde com pouca quantidade de texto. Contudo, frequentemente apresentam linguagem muito complexa, o que os torna ineficazes e excludentes. Quando bem elaborados, porém, são agentes de promoção de bem-estar e autonomia desses indivíduos.

Ensaios em design: ensino, pesquisa e sociedade
Projeto Wu: um estudo das poéticas do Design nas Linguagens Contemporâneas

Tecendo teorias e conceitos, o projeto manifesta a intenção de enriquecer o estudo das linguagens contemporâneas, prelúdio de uma nova maneira de encarar o sensível, o afeto, e o próprio Design. Híbrido, “Wu” é resultado de uma experiência imersiva a partir da perspectiva de quem o atualiza, sendo assim, permanece inacabado, desdobra-se dentro de seus próprios processos.

Palavras-chave: Linguagem
Ensaios em design: práticas interdisciplinares
Design sonoro não é trilha

Este ensaio pretende demonstrar a diferença latente entre duas linguagens deveras expressivas: a trilha sonora e o design sonoro. Há entre elas um jogo de deslocamento de significados e também de estímulos absolutamente possível de ser descrito através de palavras. Consta certo apontamento histórico de alguns eventos que as caracterizam, como uma diacronia apenas figurativa. O corte sincrônico é o que esclarece praticamente tudo.

Ensaios em design: práticas interdisciplinares
Design & desejo

Como quem quer desvelar paisagens inesperadas nas sínteses conjuntiva e disjuntiva do pensamento, neste ensaio pretende-se ativar uma relação inerente aos dois princípios: design e desejo. O design é em verdade a própria manifestação da existência objetiva do desejo. Ele o segue, o obedece, o apóia, não sobreviveria sem ele. A rigor, o mesmo processo de funcionamento: substancialmente produtivo, substancialmente produtivo e desejante.

Palavras-chave: Linguagem, Semiótica
Ensaios em design: produção e diversidade
Semiótica, subjetividade e complexidade: o paradigma complexo subjetivo aplicado às linguagens do Design

Dados os recentes indícios quanto a configuração da chamada realidade, explicitados por ciências como a física, a matemática, a biologia, e a filosofia, o presente texto busca traçar um panorama no momento histórico conhecido como contemporâneo sob a ótica do design e sua re-significação simbólica e cognitiva, recriando assim as relações do homem com suas linguagens, seu corpo e seu espaço, através de novas leituras subjetivas do campo do real. Este trabalho é parte de um estudo mais amplo acerca do assunto, que busca lançar luz sobre o modo de produção de objetos sensíveis, e tenta com isso gerar novas propostas e metodologias em design e as chamadas “novas tecnologias”.

Palavras-chave: Linguagem, Semiótica, Tecnologia
Ensaios em design: produção e diversidade
Design de Composição: um modo de fazer design inspirado em Espinosa, Deleuze e Guattari

O que se pode dizer do Design: é um signo de multiplicidades e como tal expande-se às mais diversas atividades. Há na sua variedade de funções qualquer coisa extraordinária de uma estética de composição. Suas atividades não se limitam a uma área, uma habilitação, um estilo, uma data. Constituem apenas uma silhueta afeto-compositiva, um aumento da potência de agir das cores e dos sons de todas as formas de Design.

Palavras-chave: Linguagem, Semiótica, Audiovisual
Ensaios em design: ensino e produção de conhecimento
Uma nova forma de ler a escrita egípcia: Releitura de uma tábua de hieróglifos publicada em “Os Dragões do Éden” de Carl Sagan

Lançado em 1977, o clássico livro de Carl Sagan “Os dragões do Éden” deu ao seu autor em 1978 o prêmio Pulitzer de Literatura. Em um dos seus capítulos o livro trata sobre a invenção da escrita, onde o autor cita um mito extraído do Fedro de Platão, onde o deus Thoth é advertido pelo deus-rei Thames (Amon) a respeito da ineficácia da escrita para a percepção da realidade, que aqui reproduzo em parte: “Esta descoberta trará o esquecimento às almas dos discípulos porque não utilizarão suas memórias; confiarão nos caracteres escritos externos e não se recordarão por si mesmos. O método que você descobriu auxilia não a memória, mas a reminiscência. Você deu aos seus discípulos não a verdade, mas apenas o arremedo da verdade…” (Sagan, 1977, p.187)

Palavras-chave: Linguagem
Ensaios em design: arte, ciência e tecnologia
Design.desígnio.desenho: o mapa das vizinhanças do desejo

Considerando que as chamadas tecnologias da inteligência passaram a figurar e compor a ferramenta projetual dos objetos de Design, pergunta-se, então, em que medida as alterações dos sistemas de produção implicam uma revisão nos sistemas de representação, derivando outra noção de projeto de objetos e signos, agora sensíveis e reagentes.  Dentro desse novo campo de relações inaugurado pela cultura digital, sobretudo o da dimensão virtual da linguagem, convém questionar até que ponto os objetos se tornaram sensíveis pela aquisição do artifício digital ou, ao contrário, pela incorporação de novas lógicas.

Palavras-chave: Linguagem, Semiótica
Ensaios em design: arte, ciência e tecnologia
Design sonoro

As vanguardas históricas são os ancestrais do design sonoro: o ranger das máquinas de produção em série, o eco oco das abóbadas celestes, a desautomatização dos hábitos e costumes, o coletivo, a fusão entre a arte e a vida, a utopia mesmo de elevar a vida apesar da industrialização. É como se o som ultrapassasse os limites que a imagem fixa e daí uma bela afinidade entre a imagem e o som desponta-se.

Palavras-chave: Linguagem, Semiótica
Ensaios em design: arte, ciência e tecnologia