João Carlos Riccó Plácido da Silva

O ensino do desenho para o curso de Design: uma análise metodológica

Representar o mundo que está em nossa volta é instintivo do ser humano, podemos comprovar essa afirmação ao retornar aos primórdios da humanidade, onde toda a comunicação era realizada e registrada através do que hoje consideramos desenhos. Por exemplo, uma forma de registro no tempo das cavernas era a pintura rupestres, construídas utilizando dos diversos materiais disponíveis ao redor do habitat natural do Homem, utilizado desde sementes, sangue e da mistura de sobras de animais. Ao passar do tempo essa linguagem aprimorou e podemos constar que os hieróglifos foram um aprimoramento dessas representações que se tornaram base para a escrita como hoje a conhecemos, os hieróglifos eram desenhos simbólicos que representavam palavras e mensagens do primórdio da escrita, assim como os kanjis japoneses que são utilizados até hoje em dia.

Palavras-chave: Ensino e Pesquisa
Ensaios em design: ensino, pesquisa e sociedade
A representação na gênese de projetos: técnicas de Expressão Gráfica para o Design

O Design e o Desenho, isto é, o expressar ideias de produtos, quer seja bidimensional ou tridimensional, têm sido as nossas principais atividades. Assim, entendemos que nossas experiências e os conhecimentos adquiridos ao longo desses anos precisam ser compartilhados junto à comunidade do Design e de áreas afins. Os conceitos resultantes da prática vivenciada em desenho e design e principalmente de pesquisas e estudos concluídos é que subsidiou essa nossa intenção.

Palavras-chave: Ilustração, Projeto
Ensaios em design: investigação e ação
A técnica rendering como ferramenta indispensável para o expressar gráfico do designer

CASTILHO et alii (2004), afirmam que “a era digital trouxe alterações significativas para o processo de representação do design. Em meados dos anos de 1980, no início da propaganda dos novos sistemas operacionais e dos softwares de computação gráfica, os designers mais entusiastas diziam que a representação à mão livre estava fadada a desaparecer. Duas décadas depois, percebemos que a representação à mão livre ainda não deu o suspiro final. Ao contrário, encontra-se longe disso, apesar de algumas previsões para o setor terem se concretizado.”

Ensaios em design: saberes e processo
Da gênese ao produto: o sketch como ferramenta do design

Observa-se que, muitas das vezes que no processo de desenvolvimento do produto (bidimensional ou tridimensional) a ideia inicial na sua maioria é gerada empregando o processo de sketches. No entanto, tais desenhos não são valorizados como deveriam ser, visto que é exatamente nos sketches que está a gênese do projeto, este texto tem a finalidade de definir o que é o sketch para o design e demonstrar como o mesmo é o elemento inicial e preponderante dos grandes projetos na área.

Ensaios em design: ações inovadoras
As ferramentas do design no projeto: uma evolução do manual ao digital

Não é possível dissociar o “Desenho” do “Design”, ao longo da história observa que existe uma relação muito próxima, objetiva e necessária de ambos, quer na definição do termo como a do novo profissional de projeto. (…) O designer tem uma intensa relação com o desenho, pois é uma ferramenta básica para expressar o projeto. É através da representação que concretiza o ato criativo e como tal se transforma em ação efetiva e conclusiva em projeto. Não pode deixar de mencionar e registrar que a representação é tão ou mais importante meio de consolidação de um projeto, pois é através da representação que o designer expressa graficamente o seu projeto.

Palavras-chave: Design de Produto, Projeto
Ensaios em design: práticas interdisciplinares