Palavra-chave: Mobilidade
A atividade projetiva no ensino de design: estudo de caso: “Unidade Móvel Autônoma”
De acordo com o Instituto de Pesquisa para a Mobilidade (Institute for Mobility Research – BMW Group), “Vida é movimento e mobilidade é uma necessidade humana básica”. Por isso, desde o começo dos tempos a necessidade das pessoas e seus pertences de se locomover, tem mantido os meios de transporte em constante evolução. No começo, o homem tinha que viajar a pé, já que esse era o único meio possível. Então, aprendendo a domesticar alguns animais, percebeu que estes podiam ser usados não apenas para carregar coisas e pessoas de um ponto a outro, mas o mais importante: sem que, para isso, o homem tivesse que despender sua própria energia. A partir daí, nascia o princípio de que o transporte terrestre não mais precisaria depender apenas da força humana.
Quando o transporte não pode contar com estradas pavimentadas
A necessidade de transporte diário para um número cada vez maior de pessoas em todo o mundo é algo bastante claro. Contudo, existem algumas situações de transporte, as quais, mesmo sem muita publicidade, afetam sobremaneira a sociedade e a economia mundial. É o caso, por exemplo, da necessidade de transporte em condições “off-road”, principalmente em países agrícolas de grandes dimensões como o Brasil, por exemplo. Além disso, companhias agrícolas do mundo todo necessitam transportar milhares de trabalhadores, ferramentas e equipamentos, algumas vezes por longas distâncias, em circunstâncias inadequadas, se considerados os tipos de veículo e as estradas utilizadas para tal.
O design automobilístico aplicado no transporte de trabalhadores rurais
Esse trabalho objetiva analisar um veículo e sua importância como meio de transporte para trabalhadores rurais: cortadores de cana, em especial. Tal análise promoverá um melhor entendimento dos veículos (ônibus) que atualmente transportam os cortadores de cana no Brasil, e a posição deles nesse contexto de transporte. Uma das hipóteses trabalhadas é que os modelos atuais de veículos usados para esse tipo de transporte não correspondem às necessidades dos usuários, e outra sugere que a plataforma desses veículos, baseada em um chassis de caminhão, é inadequada para esse tipo de transporte, assim como a atual combinação entre uma plataforma e a uma carroceria produzidos por diferentes fabricantes e para propósitos diferentes, é ainda mais inadequada.