Tomás Queiroz Ferreira Barata
Conceitos de eco design aplicados ao projeto de mobiliário com madeira de reflorestamento
Este capítulo busca apresentar um recorte de pesquisa FAPESP, intitulada: “Aplicação de conceitos de eco design no desenvolvimento de mobiliário com madeira de reflorestamento”. O estudo corresponde a aplicação e análise de princípios do eco design associados a técnicas de movelaria industrial. Estes aspectos buscam construir um prisma de pesquisa capaz de sustentar um estudo prático relativo a sustentabilidade industrial, compreendendo os fatores relativos ao contexto do design de mobiliário e o desenvolvimento de produtos e processos de produção “mais” sustentáveis. Este capítulo apresenta o referencial teórico, a metodologia e os resultados das atividades de pesquisa, com especial foco no desenvolvimento de três protótipos do Modelo Cadeira Tabique SB (sem braço), estes protótipos representam o objeto com mais elementos qualificadores capazes de serem medidos pela metodologia tanto prática como teórica, representando o cerne da pesquisa em questão. Salienta-se que foi organizado de maneira sistemática, compreendendo toda a fase de pesquisa de similares (Benchmark), produção de alternativas (Sketches), Modelagem Virtual (3D), Detalhamento executivo e Prototipagem.
Sustentabilidade e design de produto: aglomerado de bambu na joalheria contemporânea
Em diversas áreas da ciência contemporânea a busca por soluções sustentáveis se tornou uma constante, um requisito para o desenvolvimento de materiais, projetos, tecnologia e processos produtivos. Neste contexto, a joalheria contemporânea surge do pensamento sobre joias sedimentado na criatividade e originalidade, traduzido em peças criadas a partir da utilização ou não de materiais preciosos, de uma nova leitura para o significado da joia.
Design participativo para a sustentabilidade: uma experiência didática-metodológica aplicada ao ensino de Design de Produto
Este estudo apresenta a experiência didática-metodológica junto à disciplina “Design e Sustentabilidade”, do curso em Design da FAAC/UNESP – campus de Bauru. A metodologia visou promover o desenvolvimento de projeto e o processo produtivo experimental de produtos com ênfase na aplicação de conceitos de sustentabilidade nas suas dimensões social, ambiental e econômica. Para isto, o procedimento metodológico aplicado durante o processo de geração de novos produtos, buscou como fundamento principal, a realização efetiva de um design participativo em parceria com duas comunidades de Bauru e região.
Design e iluminação: desenvolvimento de projeto e produção de protótipos de luminárias baseadas em obras cinematográficas de Charlie Chaplin
O presente projeto aborda o desenvolvimento e a produção de protótipos de duas luminárias decorativas para ambientes internos, uma projetada para ser uma luminária de chão e outra para ser um abajur, todas baseadas no conceito extraído dos longas-metragens do gênero comédia dramática dirigido e estrelado por Charles Chaplin.
Dinâmicas e relações na pesquisa em design contemporâneo. Grupo de Pesquisa em Design Contemporâneo: sistemas, objetos e cultura
Sabemos que um dos pilares de uma universidade e da atuação docente em nível superior é a pesquisa. É a pesquisa que amplia e nutre as relações com o desenvolvimento do ensino, da formação e da extensão. Por sua vez, são as atividades de ensino e de extensão que nos desafiam no dia-a-dia da universidade e nos impelem à busca e ao aprofundamento na pesquisa, tendo em vista o acompanhamento, atualizações, ampliação e desenvolvimento na área do Design, especialmente, mas também por meio dos diálogos estabelecidos com as áreas correlatas ao design.
Mobiliário urbano com diretrizes sustentáveis: desenvolvimento de projeto e produção de protótipo
Este artigo tem como objetivo apresentar a atividade projetiva e o processo de produção de um protótipo de mobiliário de uso público denominado “Banco W”, que será implantado nas áreas de lazer da Estação Experimental de Bauru (EEB), pertencente ao Instituto Florestal do Estado de São Paulo, Brasil. A ênfase do trabalho é demonstrar a aplicação de conceitos do design sustentável no projeto do produto e apresentar os indicadores de sustentabilidade coletados nas etapas de produção do mobiliário elaborado com madeira de reflorestamento.
A atividade projetiva no ensino de design: estudo de caso: “Unidade Móvel Autônoma”
De acordo com o Instituto de Pesquisa para a Mobilidade (Institute for Mobility Research – BMW Group), “Vida é movimento e mobilidade é uma necessidade humana básica”. Por isso, desde o começo dos tempos a necessidade das pessoas e seus pertences de se locomover, tem mantido os meios de transporte em constante evolução. No começo, o homem tinha que viajar a pé, já que esse era o único meio possível. Então, aprendendo a domesticar alguns animais, percebeu que estes podiam ser usados não apenas para carregar coisas e pessoas de um ponto a outro, mas o mais importante: sem que, para isso, o homem tivesse que despender sua própria energia. A partir daí, nascia o princípio de que o transporte terrestre não mais precisaria depender apenas da força humana.
Desenvolvimento de produtos em design com auxílio da modelagem virtual
O texto analisa no processo de desenvolvimento de produtos em design com auxilio da modelagem virtual sob uma ótica multidisciplinar e apresenta resultados de atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas junto ao curso de Design da FAAC/UNESP – campus de Bauru. Aborda a integração de metodologias aplicadas à atividade projetiva com conteúdos que tratam das características específicas do material madeira e tópicos que focam o domínio de sistemas computadorizados de desenho aplicados ao design.
Ensino, design e sustentabilidade: uma experiência didática no desenvolvimento de produtos “mais” sustentáveis
Este texto relata a experiência didática no desenvolvimento do design de produtos com ênfase na aplicação de conceitos de sustentabilidade junto à disciplina “Design e Sustentabilidade” do curso de graduação em Design da FAAC /UNESP – campus de Bauru. A metodologia da disciplina procurou enfatizar a concepção do projeto executivo e a realização do processo de produção de protótipos elaborados com produtos de base florestal e materiais de fontes renováveis.