Palavra-chave: Design de Produto
Conceitos de eco design aplicados ao projeto de mobiliário com madeira de reflorestamento
Este capítulo busca apresentar um recorte de pesquisa FAPESP, intitulada: “Aplicação de conceitos de eco design no desenvolvimento de mobiliário com madeira de reflorestamento”. O estudo corresponde a aplicação e análise de princípios do eco design associados a técnicas de movelaria industrial. Estes aspectos buscam construir um prisma de pesquisa capaz de sustentar um estudo prático relativo a sustentabilidade industrial, compreendendo os fatores relativos ao contexto do design de mobiliário e o desenvolvimento de produtos e processos de produção “mais” sustentáveis. Este capítulo apresenta o referencial teórico, a metodologia e os resultados das atividades de pesquisa, com especial foco no desenvolvimento de três protótipos do Modelo Cadeira Tabique SB (sem braço), estes protótipos representam o objeto com mais elementos qualificadores capazes de serem medidos pela metodologia tanto prática como teórica, representando o cerne da pesquisa em questão. Salienta-se que foi organizado de maneira sistemática, compreendendo toda a fase de pesquisa de similares (Benchmark), produção de alternativas (Sketches), Modelagem Virtual (3D), Detalhamento executivo e Prototipagem.
O design como formador do usuário ativo: um estudo por meio das atividades lúdicas infantis
As relações entre design, indústria e consumidor sofreram uma importante transformação nas últimas duas décadas. Não por acaso os cursos acadêmicos redirecionaram suas abordagens, passando do extinto título de “desenho industrial” para Design, traduzindo a atuação mais abrangente e multidisciplinar do profissional.
Funções do design, modelos e protótipos
O Design é uma atividade ampla, que consiste em observar e considerar demandas, criar artefatos ou sistemas, que serão produzidos, comercializados, utilizados e descartados. Mas tais artefatos e sistemas não são meras ferramentas úteis à sobrevivência do homem, pois “… não servem apenas para tornar o dia a dia mais fácil e confortável” (CSIKSEZENTMIHALY e ROCHBERG-HALTON, 1991).
A trajetória do laboratório de design solidário na cultura popular
O projeto de extensão universitária Laboratório de Design Solidário – LABSOL, pertence ao Departamento de Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no campus de Bauru, interior de São Paulo e iniciou sua atuação em 2007, por iniciativa do Prof. Dr. Cláudio Roberto y Goya. O projeto desenvolve um interessante trabalho, aliando os conhecimentos do Design à produção artesanal, desenvolvendo novos produtos que reflitam aspectos identitários, sociais, históricos e culturais de cada grupo ou comunidade produtora de artesanato, atendidos em diversas regiões do Brasil, de acordo com os preceitos de Borges (2011).
Centro Avançado de Desenvolvimento de Produtos (CADEP) – UNESP: caracterização das demandas e serviços realizados
Em qualquer processo de desenvolvimento de um produto, num determinado momento, é sempre necessário materializar (representar fisicamente e em três dimensões), por meio de modelos e ou protótipos, a ideia que até então só existia no papel, e mais recentemente na tela do computador.
A importância da dimensão subjetiva na avaliação dos produtos: contribuições para o Design
A compreensão do Design, enquanto objeto de estudo científico, se dá pela observação e análise da relação entre artefatos e usuários. Quando tais artefatos são produtos de uso cotidiano, esta relação pode ser analisada por diferentes dimensões. A dimensão subjetiva é aquela habitualmente mais discutida nos círculos do projeto, uma vez que parece não necessitar de evidências para ser confirmada.
Sustentabilidade e design de produto: aglomerado de bambu na joalheria contemporânea
Em diversas áreas da ciência contemporânea a busca por soluções sustentáveis se tornou uma constante, um requisito para o desenvolvimento de materiais, projetos, tecnologia e processos produtivos. Neste contexto, a joalheria contemporânea surge do pensamento sobre joias sedimentado na criatividade e originalidade, traduzido em peças criadas a partir da utilização ou não de materiais preciosos, de uma nova leitura para o significado da joia.
Sagui Lab: um experimento educacional híbrido. Um espaço de abertura, trabalho colaborativo, cocriação e Open Design
É a primeira iniciativa universitária híbrida entre Makerspaces/Fab Labs e Hackerspaces e a academia, que divulga o “Open Design” (metodologia aberta para a produção de objetos e forma em design) e outros métodos colaborativos para o desenvolvimento de projetos dentro do Campus da Unesp Bauru, num âmbito regional e global. Pensar globalmente e atuar localmente.
Design, ergonomia e semântica
O presente texto contribui para uma reflexão acerca dos valores simbólicos e de uso de um produto, demonstrando a aplicação de uma ferramenta de pesquisa que pode contribuir de forma importante para a compreensão da relação homem-objeto: o Diferencial Semântico.
Design participativo para a sustentabilidade: uma experiência didática-metodológica aplicada ao ensino de Design de Produto
Este estudo apresenta a experiência didática-metodológica junto à disciplina “Design e Sustentabilidade”, do curso em Design da FAAC/UNESP – campus de Bauru. A metodologia visou promover o desenvolvimento de projeto e o processo produtivo experimental de produtos com ênfase na aplicação de conceitos de sustentabilidade nas suas dimensões social, ambiental e econômica. Para isto, o procedimento metodológico aplicado durante o processo de geração de novos produtos, buscou como fundamento principal, a realização efetiva de um design participativo em parceria com duas comunidades de Bauru e região.